Glútem

produtos sem glutem são mais saudáveis
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O glútem tem sido um grande inimigo da boa saúde.

Cada vez mais pessoas buscam por produtos que não contenham glútem… ou porque descobrem ser alérgicas ou porque desejam manter-se mais saudável por dentro e por fora, esteticamente.

Quem acompanha a vida das artistas sabe que elas cortam o glútem de suas dietas, postam inclusive nas redes sociais pratos sem este item e isso contribui para que elas não engordem, não tenham aspecto inchado, sem erupções cutâneas ou seja uma pele mais lisa e uniforme… E o melhor de tudo é que elas ficam sem a famosa ”pochete”, aquela barriguinha saliente que prejudica o perfil físico, especialmente nas fotos… Então, na verdade as artistas não fazem tanto sacrifício assim para manterem-se lindas e quase perfeitas, elas apenas cortam o glútem. E cortar este item do cardápio pode parecer impossível, mas não é… depende apenas de organizar melhor o dia a dia e focar neste objetivo!

Algumas marcas de alimentos tem apostado nesta demanda e passa a produzir itens sem esta substância… Sim, agora pode-se comer uma macarronada deliciosa sem culpa! E foi assim que me inspirei em fazer esta foto, quando fui preparar um dos meus pratos prediletos com ingredientes leves e até encontrei ervilhas conservadas sem lactose. Sobre a lactose falarei em outro artigo, mais um vilão causador de alergias mas existem marcas livres deste item.

 

Mas o que é o glútem?

É uma proteína presente naturalmente em muitos cereais, como o trigo, o centeio e a cevada. Cerca de 1% da população possui a doença celíaca, quando o glútem não é bem aceito no intestino, desencadeando uma reação do sistema imunológico, células de defesa atacam a região, inflamando o intestino, comprometendo o trânsito intestinal, causando diarreia, dor, distensão abdominal, inchaço, gases, dores abdominais, enxaqueca… Se houver suspeita desta doença, o médico gastroenterologista investigará através de exame de sangue e exames no intestino e o paciente deve evitar ingerir o alimento.

É possível também que uma pessoa tenha desconfortos ao ingerir glútem e sintomas parecidos com doença celíaca porém é transitório, até que se cure de doenças como vermes, bactérias, fungos… Já os intolerantes ao glútem são casos mais complexos, causam coceiras na pele, principalmente rosto e braços, dores musculares e inchaços nas articulações, mãos e joelhos, pois podem ter alergia ao trigo e essas pessoas podem ter uma alteração no eixo da flora intestinal.

 

Alguns alimentos que contém glútem:

trigo, ceteio, farinhas de uma forma geral, cevada, semolina, levedura de cerveja, várias formas de maltes, cerveja, amido de trigo, massas, macarrão, pães e pastéis, biscoitos e bolachas, cereais e granola, panquecas, waffles, crepes, rabanadas, molhos que usem farinha de trigo como espessante, molho de soja, tortilhas.

 

Alimentos que podem conter glútem:

Uma vez que que o glútem pode causar vários danos à pessoa intolerante, é sempre importante ler o rótulo dos alimentos ou verificar com o fabricante ou equipe de cozinha se há a presença de glúten no alimento a ser consumido. Vamos aos produtos que podem conter glútem: algumas barras de granola, batatas fritas industrializadas, carnes processadas, substitutos de carne feitos com seitan (glútem do trigo) como linguiça, hambúrgueres, bacon, molhos para saladas e marinadas, doces, barras de chocolate, molho de soja, tortilhas, aves com molhos, amido ou dextrina, sopas industrializadas, ovos servidos em restaurantes.

 

Bebidas destiladas e vinagres:

Embora bebidas destiladas e vinhos não contenham o glútem, é importante lembrar que cervejas lagers ales, bebidas de malte e vinagres de malte feitos com grãos que contenham a substância, não são produtos destilados, portanto, não são livres dela.

 

Outros itens que você deve verificar no rótulo ou direto com o fabricante: batom/brilho e protetor labial porque são ingeridos por acidente; suplementos nutricionais, suplementos de ervas, hóstia, medicamentos, vitaminas, massinha para brincar.

 

Contaminação cruzada por glútem:

Também é importante tomar cuidado ao preparar qualquer alimento sem glúten na sua casa, a fim de evitar o contato cruzado, que pode levar a contaminação cruzada por glútem.

Esse contato ocorre quando alimentos ou ingredientes entram em contato com o glútem, geralmente através de utensílios compartilhados ou de um ambiente de cozimento/armazenamento compartilhado.

Portanto, para que um alimento seja seguro a alguém intolerante ao glútem, ele não deve entrar em contato com outros alimentos que contêm glútem.

Quando mudar a rotina: 
O glúten deve estar presente no corpo para que a pessoa receba um diagnóstico preciso da doença celíaca, pois ele produz anticorpos depois que uma pessoa com sensibilidade o consome.

Se você suspeita que os produtos com glúten ou trigo estejam te causando irritação ou alergias, deve conversar com um profissional de saúde antes de adotar uma dieta sem glútem. E caso você necessite fazer dieta restrita, passe a ler os rótulos dos alimentos e corte os alimentos sugeridos neste artigo. No início pode parecer complexo demais, mas com a prática diária fica mais fácil mudar o comportamento e alimentos e isso requer também encontrar mais tempo para cozinhar e preparar marmitas para todas as horas do dia, uma vez que a prática convencional dos comércios é oferecer opções com glútem.

 

 

 

Outras notícias

Confira outras notícias que pode lhe interessar

Dicas de produtos e serviços!
Os produtos e serviços mais buscados!
Imóveis. Aqui você faz um bom negócio!
ENCONTRE o imóvel que você deseja. DIVULGUE o seu imóvel.
Boletim JP Natal - Dezembro 2023
Dicas de presentes de Natal!
Construção Casa e Tubo, vende mais barato que a concorrência!
A Casa e Tubo oferece ENTREGAS RÁPIDAS!
Emprego - Currículo
Aqui você encontra currículos de pessoas procurando uma colocação de emprego! Entre em contato com elas se os candida...
Site Escola Lopes entregue!
A renomada Escola Lopes corte, costura e modelagem está com novo site!
Portal JP
Copyright © 2022
Portal JP
Copyright © 2022
Atendimento por WhatsApp
Departamento de Anúncios
Anúncios
Atendimento das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00hs de segunda a sexta.
Atendimento por WhatsApp
Departamento Imprensa
Imprensa
Atendimento das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00hs de segunda a sexta.
Atendimento por WhatsApp
Departamento de Anúncios
Anúncios
Atendimento das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00hs de segunda a sexta.
Atendimento por WhatsApp
Departamento Imprensa
Imprensa
Atendimento das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00hs de segunda a sexta.

Portal JP

Copyright © 2022

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em ''ok" e continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade